O Porto Seco de Anápolis é, ainda, âncora da Plataforma Logística de Goiás e do Aeroporto Cargueiro de Anápolis, ambos a uma distância de menos de 1km das instalações do terminal.
Por associar os modais rodoviário e ferroviário, pelo Porto Seco de Anápolis podem ser transportados os mais diversificados tipos de cargas, interligando todo o mercado do Centro-Oeste a outros pontos do País, inclusive portos e aeroportos, transformando grandes distâncias em distâncias economicamente competitivas. O terminal funciona tanto como origem quanto destino de cargas nacionais, importadas ou destinadas à exportação.
O Porto Seco Centro-Oeste é privilegiado por oferecer, em seu terminal, o modal de transporte ferroviário. Trata-se de uma operação em parceria com a VLI (Valor da Logística Integrada), que tem viabilizado o trânsito ferroviário de forma eficiente, segura e econômica para a recepção e o escoamento de mercadorias nacionais e de mercado externo.
A antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), hoje Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ganhou dimensões extremamente vantajosas com a instalação do Porto Seco Centro-Oeste S/A, a partir de 1999, ampliando o crescimento socioeconômico de Anápolis e região.
ANÁPOLIS
A localização do Porto Seco Centro-Oeste S/A é a melhor de todo o interior brasileiro, em se tratando de logística. Ele está situado na cidade de Anápolis, Goiás, município considerado o “Trevo do Brasil”, pela facilidade natural de integração da região com os demais centros consumidores do país.
O Porto Seco foi implantado em uma região estratégica: a 55km de Goiânia, capital do estado de Goiás, e a 154km de Brasília, capital do Brasil. O posicionamento garante acesso ainda a três rodovias federais, que cortam Anápolis: as BRs 060 (São Paulo/Brasília), 153 (Brasília/Belém) e 414 (Anápolis/Niquelândia).
Essencialmente dinâmica, a FCA, hoje, é uma das mais importantes ferrovias do País, com um volume de movimentações consideráveis de cargas conteinerizadas, sendo o Pátio de Anápolis um dos principais terminais abastecedores desse modal. Com 7.080 quilômetros de extensão, é considerada o principal e mais eficiente eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Atravessa mais de 250 municípios brasileiros em sete estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Goiás, São Paulo e Distrito Federal. Sua integração a grandes portos como os de Vitória (TVV, Paul, Codesa), Santos, Angraporto (Angra dos Reis/RJ), Terminal de Aratu; Porto de Salvador/BA, Porto de Anápolis/GO e Uberlândia/MG conecta a outras ferrovias, como a Estrada de Ferro Vitória/Minas (EFVM), MRS Logística, Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e Brasil Ferrovias, fazem da FCA um grande corredor de importação e exportação do País.
O município de Anápolis é o marco zero da interligação entre as ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica. As operações de movimentação e distribuição a partir da Norte Sul-consolidarão, definitivamente, o Porto Seco Centro-Oeste S/A na rota dos grandes projetos logísticos do Brasil, aumentando sua capacidade operacional e de ligação com as regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.